Guia de solicitação de atendimento NUMAC
Guia de solicitação de atendimento
O NUMAC (Núcleo de monografia e atividades complementares) informa que, a partir do semestre 2024.2, o atendimento ao estudante ocorrerá, via de regra, na modalidade telepresencial e, para esta finalidade, o Núcleo utilizará ferramentas de comunicação a distância, a citar, o e-mail oficial do NUMAC e o Google Meet.
Este guia visa sanar quaisquer dúvidas sobre o atendimento telepresencial bem como instruir acerca das vias de solicitação de atendimento. As diretrizes utilizadas pelo Núcleo para deferir ou indeferir o atendimento e as regras pelo qual o mesmo ocorrerá serão disponibilizadas no documento “Regras e diretrizes para solicitação de atendimento telepresencial”.
Faça donwload do documento clicando aqui.
O NUMAC é responsável apenas pelas demandas referentes a atividades complementares e ao trabalho de conclusão de curso, conforme previsto em normativa. Demandas de atendimento telepresencial referentes a atividades de atribuição de outros setores serão indeferidas, de modo que o aluno deve procurar diretamente o setor responsável pela demanda.
(Ex: requerimento acerca de aproveitamento de estudos NÃO são de atribuição do NUMAC e sim do Colegiado do Curso, ao qual o aluno deve se reportar diretamente, portanto as solicitações a esse respeito serão indeferidas.)
ATENÇÃO: Disponibilizamos no blog oficial do NUMAC todas as informações detalhadas sobre os procedimentos relacionados ao trabalho de conclusão de curso e sobre as atividades complementares, de modo que o aluno deve realizar uma busca sobre a sua demanda no blog antes de solicitar agendamento de atendimento.
Dúvidas já tratadas e explicadas nos blogs não serão passíveis de agendamento. Caso restem dúvidas após a leitura do material, favor encaminhar-nos e-mail para que possa ser sanada.
Etapas do atendimento telepresencial
1º Etapa: Preenchimento da ficha de solicitação
2 º Etapa: Confirmação do atendimento
3º Etapa: Reunião virtual
1º Etapa: Preenchendo a ficha de solicitação
Para fins de controle e melhoria dos serviços do núcleo, todo atendimento prestado ao estudante deverá ser previamente solicitado e registrado por meio da Ficha de Solicitação de Atendimento (faça o donwload da ficha clicando aqui).
A ficha deverá ser preenchida com as seguintes informações:
Nome do estudante interessado
Nº de Matrícula
Contato (endereço de GMail válido e funcional)
Descrição breve sobre a demanda a ser tratada
Por meio da ficha haverá uma triagem dos atendimentos por dia, horário e caráter da demanda (prioritário ou não) a ser realizada pelo Núcleo.
Durante o preenchimento da ficha atente-se para não deixar de inserir todas as demandas que irão ser tratadas durante o atendimento, não será permitido acréscimo de demandas no decorrer da chamada.
A Ficha de Atendimento preenchida deverá ser enviada para o núcleo através do e-mail atendimentonumac@gmail.com. Logo que recebermos o e-mail enviaremos uma mensagem deferindo ou não a requisição de atendimento, juntamente com uma justificativa nos casos de indeferimento.
Caso haja anuência do núcleo com a solicitação, a mensagem de confirmação será acompanhada da data e horário do atendimento, e do link para entrada na sala de videoconferência através do software Google Meet.
Os atendimentos ocorrerão UNICAMENTE durante o período de funcionamento do NUMAC, em horário reservado conforme disponibilidade do Núcleo em virtude das demais atividades executadas.
ATENÇÃO: Para fazer uso da plataforma Google Meet é necessário possuir conta funcional no GMail e, nos casos de uso de celular/tablet, ter o aplicativo Meet instalado. Um tutorial rápido de instalação e uso da ferramenta será vinculado a este informe, favor acessá-lo em caso de dúvidas. É de total responsabilidade do aluno verificar os recursos necessários para que o atendimento ocorra sem interrupções.
Tutorial para uso no computador (clique aqui)
Tutorial para uso no celular (clique aqui)
2 º Etapa: Confirmação do atendimento
Após enviar a ficha de solicitação para o e-mail referido, o estudante deverá aguardar como resposta a mesma mensagem enviada, uma confirmação do núcleo, na qual constará: a situação da solicitação (se deferido ou indeferido), o dia do atendimento e o horário do mesmo.
Será anexado a mensagem também o link para a reunião do Google Meet. O estudante deverá adentrar a sala de reunião virtual somente no dia e horário marcado pelo núcleo, em qualquer outro momento a sala virtual estará vazia e inutilizada.
Nos casos em que houver pendências a serem sanadas anteriormente ao atendimento, o núcleo se encarregará de citá-las e estará sob total responsabilidade do estudante comparecer a reunião no dia e horário marcados, munido com todos os documentos necessários devidamente preenchidos conforme orientação do núcleo.
Caso haja pendências prévias no momento do atendimento, a reunião será encerrada e o estudante orientado a sanar as pendências e realizar a remarcação da reunião, de modo que não se prejudique a ordem dos atendimentos do dia.
3º Etapa: Reunião virtual
O estudante interessado deverá abrir o e-mail no qual encaminhou para o núcleo a Ficha de Solicitação de Atendimento e adentrar na reunião através do link recebido juntamente a mensagem de confirmação.
Após clicar no link, uma nova guia será aberta no navegador. No painel exibido há os botões de câmera e microfone, bem como status dos mesmos. Por razão de privacidade do estudante solicitamos que mantenha a câmera desligada, permitindo somente o uso do microfone, necessário para a reunião.
Depois de verificar o status da câmera e microfone, o estudante deverá clicar no botão “Pedir para entrar” e aguardar que um moderador permita a sua entrada na sala de reunião virtual. No caso de atrasos eventuais por parte do estudante, o horário da reunião terá de ser reduzido proporcionalmente ao atraso, respeitando aos demais solicitantes com horário marcado logo em seguida.
Em caso de atraso na chamada por parte do moderador (funcionário do NUMAC), o estudante prejudicado será compensado com reunião extra no dia e horário mais próximos, sem prejuízos à prestação do serviço.
A reunião terá duração máxima de 30 minutos, podendo ser estendida após a finalização dos atendimentos posteriores, no caso de situações extraordinárias, mediante concordância do NUMAC.
Logo que uma solução for ofertada para as questões requisitadas, o moderador irá encerrar a chamada e direcionar o aluno ao preenchimento do formulário de satisfação para os que desejarem contribuir com a sua experiência para o aprimoramento do serviço de atendimento.
ATENÇÃO: Não serão tolerados excessos do período máximo estipulado para a reunião. Logo que a cota reservada de 30 minutos for atingida, a chamada será encerrada, tendo em vista a preservação dos demais horários ofertados em seguida. Para evitar quaisquer tipo de atraso ou situação indesejada, ressalto a importância de manter a objetividade e foco no assunto da demanda.
Casos de indeferimento das solicitações de atendimento telepresencial:
X Demandas que não sejam de atribuição do NUMAC;
X Questões já explicadas pela professora de TCC II em aula;
X Questões sobre as quais o NUMAC já disponibilizou, em suas plataformas, informações explícitas e detalhadas sobre o assunto. (Ex: “Como comprovar as horas de estágio para fins de atividades complementares?”)
Diariamente o NUMAC realizará análise acerca das solicitações e realizará o agendamento e comunicação posterior aos interessados, respeitada a ordem de prioridade de atendimento aos estudantes, de acordo com o risco de perecimento de direitos.
Ordem de prioridade de atendimento aos estudantes:
1) Solicitações urgentes referentes ao lançamento de carga horária parcial de atividades complementares para atingimento de carga horária mínima de conclusão de curso para fins de contratação de estágio;
2) Solicitações dos concluintes no semestre referentes a atividades complementares e trabalho de conclusão de curso;
3) Demais solicitações;
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